Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Anãozinho de Jardim

Livros e Desvarios

O Anãozinho de Jardim

Livros e Desvarios

As Brumas de Avalon - Marion Zimmer Bradley

HRM, 06.02.19

AJ_blogue.jpg

Consultar colecção aqui

 

Na obra de Marion Zimmer Bradley, nunca podemos passar ao lado das Brumas de Avalon. Esta colecção é de 1979 e está dividida em quatro volumes, que relatam o mito Arturiano do ponto de vista das personagens femininas e no qual a perspectiva da Morgana, adquire um peso absolutamente extraordinário, porque muda completamente a percepção que temos desta personagem. 

 

Em todos os relatos que lemos e vemos (em filmes), ficamos sempre com a ideia de que a Morgana é uma personagem má e que só pensa em fazer mal ao Artur (antes e depois deste ser Rei). No entanto, estes livros contam-nos uma história diferente na qual a Morgana não é a vilã do enredo. Em bom rigor, quando se lê o 2º volume, que é sobre a Guinevere, chegamos a um ponto em que já temos vontade de insultar a peça chamando-lhe "a santinha do pau ôco". Por outras palavras a ideia que temos da Morgana como vilã desloca-se desta para a Guinevere e isto é feito de uma forma genial através do conflito religioso existente entre o paganismo e o cristianismo, que se misturam também com o contexto político. 

 

Na minha opinião esta é uma obra brilhante e bastante actual, pelo que se tiverem oportunidade de a ler então não a percam, porque vale mesmo a pena.   

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.